quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DATUM

O que é um Datum?
Basicamente, um Datum é uma aceitação de fracasso. Com o advento dos satélites de posicionamento global (GPS), o cartógrafo pode obter a forma da Terra com uma precisão elevada. Mas antes disto, as medidas eram realizados com trabalhos de campo exaustivos.

Sempre se soube que as medidas derivadas destes dados tinham tolerâncias. A prova disto é que nunca dois geodesistas propuseram o mesmo modelo (esferóide ou elipsóide) para representação da terra. De fato, mesmo um único geodesista não pode propor duas vezes seguidas a mesma figura para representação da terra (por exemplo, Clarke 1866, Clarke 1880).

Os geodesistas tomam um modelo de elipsóide da Terra e fixam-no a um ponto inicial ou ponto origem (Datum). Infelizmente, porque o Datum mantém os seus próprios erros na determinação e porque é fixo, sempre que nos afastamos desta origem, os erros se acumulam. Este tipo de sistema é chamado de topocêntrico, pois a sua referência é um lugar (topo) na superfície terrestre.

Para eliminar estes erros, o cartógrafo é forçado a trocar a referência (Datum) eventualmente. Quando isto acontece, os mapas perdem a sua continuidade, pois cada Datum possui parâmetros específicos (esferóides - elipsóides - de referência e pontos origem). As coordenadas de um sistema são alteradas quando altera-se o Datum. Até mesmo (ou talvez especialmente) quando altera-se o Datum permanecendo num mesmo ponto.

Um determinado ponto em Curitiba na sede da empresa Esteio, tem coordenadas :latitude 25° 27' 05.608" S e longitude 49° 15' 18.733" W Gr. Isto é correto, contanto que eu esteja usando como referência o Datum SAD 69.

Mas quando muda-se a referência deste ponto para o Datum WGS 84, sem mover um centímetro, a nova coordenada é latitude 25° 27' 07.379" S e longitude 49° 15' 20.445" W Gr. Em coordenadas planas, isto representa 50 m ao sul e 50 m a oeste das coordenadas iniciais.

Assim, somente o par de coordenadas Latitude / Longitude não descreve uma localização exclusiva na superfície da Terra. Mudando o Datum, mudamos a Latitude / Longitude de um ponto na superfície da Terra porque mudamos a referência do sistema.

A solução mais recomendada para os problemas mencionados seria um modelo elipsoidal que tem ambos os raios (equatoriais e polares) corretos e é centralizado no atual centro da Terra. Este tipo de referência é chamado de geocêntrico e é empregado pelo sistema de posicionamento global GPS.

Vários países (inclusive o Brasil) estão estudando a substituição da referencia topocêntrico pelo geocêntrico. Contudo, esta troca ou transição tem um efeito muito grande no mapeamento já existente, criando situações de não conformidade como as descritas acima.
Fonte: http://www.esteio.com.br/faq/FAQ-Carto.htm#p5
Acesso em 21/05/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário